Nesta quarta-feira (30) às 19h, a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) promoverá uma webinar com a temática “Acompanhamento hospitalar da gestante com COVID-19”. O evento virtual contará com a participação da Dra. Fernanda Spadotto Baptista, coordenadora do Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A evolução das razões de morte materna, agravadas pelo adoecimento por Covid-19, tem sido motivo de grande preocupação entre os profissionais de saúde. Atualmente, o Brasil figura como o país que possui a maior taxa de letalidade de gestantes por Covid-19 em todo o mundo.

De acordo com dados do Observatório Obstétrico Covid-19, a quantidade de óbitos maternos nos primeiros meses de 2021 (911 óbitos até 26 de maio de 2021) já superou o número notificado no ano de 2020 (544 óbitos de gestantes e puérperas por Covid-19). Outro aspecto enumerado é que as mortes de grávidas em 2021 tiveram um percentual estimado de 59% de gestantes sem comorbidades, ao contrário do que ocorreu em 2020.

“Os dados disponíveis acerca do número de mortes maternas no nosso estado e no nosso país, decorrentes das complicações da Covid-19 na gravidez, impõem a necessidade de ampliar essa discussão e de levar o conhecimento para a comunidade médica”, alerta Robinson Dias de Medeiros, presidente da Sogorn.

Acompanhe a webinar através do canal no YouTube da Sogorn. Link da transmissão: https://youtu.be/jVzu5GhSGHg

Deixe um comentário

Sobre o autor: Sogorn Editor